quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

'Twitando' na Biblioteca - 29 maneiras de utilizar o twitter na sua Biblioteca



O Twitter é uma rede social livre e ferramenta de comunicação que permite enviar mensagens curtas de até 140 caracteres para o seu grupo de amigos através do site do Twitter: http://twitter.com/


Um número crescente de bibliotecas e bibliotecários agora está usando o Twitter para reunir leitores e divulgar informações. Portanto, se você quiser ver como Twitter pode ser uma forma dinâmica para manter contato com clientes, estudantes e outros profissionais de biblioteca, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a usar o Twitter com eficácia em suas bibliotecas.

As informações foram 'capturadas' do site: http://acceleratedbachelordegree.org/100-ways-to-use-twitter-in-your-library/ que disponibilizou 100 dicas.

Hoje, os usuários de informação dispõem de muitas ferramentas on-line para se manterem informados. Essas dicas podem ajudar a melhorar as conexões entre estes usuários e as bibliotecas, potencializando seu uso e veiculando informações de qualidade e utilizade a todos.

1. Leia as últimas notícias: muitos sites de notícias têm Twitter feeds. Isto torna mais fácil verificar rapidamente as notícias e encontrar as informações mais recentes.

2. Identifique e acompanhe especialistas em uma área específica: descubra quem está falando sobre assuntos de seu interesse.

3. Descubra o que outras bibliotecas estão fazendo ao redor do mundo: obtenha idéias usando o Twitter.

4. Compartilhe uma dica sobre como encontrar ou acessar informações on-line ou na sua biblioteca: isto ajuda a difundir informações aos outros. Se você encontrou um site que dispõe de recursos específicos ou de dados, envie um tweet e deixe todo mundo saber.

5. Posts podem trazer notícias interessantes sobre bibliotecas. Quando necessário, os posts podem ligar a uma biblioteca, ao próprio site e blogs para obter informações mais aprofundadas.

6. Utilize o Twitter como uma ferramenta de avaliação: por exemplo, sua biblioteca pode inscrever-se / seguir uma porção de clientes ou alunos e, em contrapartida, eles podem seguir também a biblioteca. 'Twitando', você pode aprender sobre coisas como os serviços que estão sendo usados mais na biblioteca.

7. Procure contatos para trabalhar em projetos semelhantes. O Twitter é uma ótima maneira de encontrar outras pessoas que tiveram um problema semelhante e obter uma resposta rápida.

8. Os leitores podem fazer perguntas sobre matérias específicas. Deixe seus clientes saberem se você tem um determinado livro ou artigo que está procurando ou que saibam onde podem encontrá-lo. Isso também vai manter o sentimento de comunidade que a biblioteca está procurando.

9. Buscas online prontas sobre Associações e Instituições podem auxiliar profissionais na obtenção de informações.

Discussões

Use essas dicas para criar comunicação, bem como um sentimento de comunidade em sua biblioteca.

10. Tente ter uma sessão de perguntas e respostas: Se necessitar de informações de qualquer natureza, uma pergunta rápida aos seguidores vai gerar uma resposta rápida, essencial aos clientes. É também uma maneira fácil de prestar assistência aos usuários.

11. Obtenha feedback sobre os serviços e horários da Biblioteca. É outra opção que o twitter permite.

12. Não fique em silêncio por longos períodos: isto irá mostrar que você tem o interesse mútuo na criação de uma conexão para muitos de seus seguidores.

13. Pesquise tendências: o que as pessoas estão falando agora? De vez em quando uma discussão torna-se importante para a biblioteca.

14. Você pode simplesmente publicar informações sobre a biblioteca.

15. Certifique-se de utilizar a terminologia atual twitter: Lembre-se a forma verbal adequada: linguagem informal e rápida.

16. Busque no twitter as novidades diariamente. Você vai encontrar instituições, bem como indivíduos.

17. Tente não sobrecarregar as pessoas com demasiadas mensagens: Quando você deseja postar diariamente, tweets demais podem ser aborrecidos para clientes ou alunos, especialmente quando eles estão tentando realizar o trabalho.

18. Não ignore as conversas que estão acontecendo sobre a sua biblioteca e sua comunidade: fique envolvidos com seguidores. Isso permitirá que você saiba o que as pessoas estão dizendo sobre a sua biblioteca.

Anúncios e Atualizações

Destaque novos materiais, reuniões de grupo, notícias atuais, e muito mais com algumas destas sugestões.

19. Obtenha informações sobre as conferências: algumas conferências de interesse para bibliotecários podem ser divulgadas pelo Twitter feeds que lhe permitirá manter os usuários atualizados a respeito de prazos de inscrição, palestrantes e acomodações, sem ter que visitar o site em si.

20. Mantenha-se atualizado com a evolução interna: fique atento às reuniões e eventos. Você sempre sabe o que está acontecendo.

21. A Biblioteca recebeu livros novos? Deixe que seus seguidores saibam.

22. Mantenha-se informado sobre as tecnologias mais atuais: manter-se atualizado sobre as novas ferramentas e aplicações que podem ser usadas de forma produtiva na biblioteca é essencial.

23. Iniciando um novo serviço? Deixe o público e os alunos saberem sobre ele através de seu feed Twitter.

24. Envie avisos de materiais solicitados: clientes podem optar por receber avisos de que livros ou artigos tenham chegado à biblioteca através do Twitter, em vez de utilizar o telefone ou correio. Algumas pessoas podem preferir.

25. Crie alertas a grupos específicos: anunciar novidades e eventos para grupos específicos como crianças, clubes do livro, e os adolescentes.

26. Use o Twitter para apontar destaques dos sites de biblioteca: apontar temas específicos de interesse em seu site: horários e eventos nas férias, exposições, encontros e lançamentos de livros, etc..

27. As mensagens curtas podem dizer às pessoas sobre os eventos tais como leituras e palestras. Você pode até enviar atualizações dia a dia.

28. Envie avisos de computador: se o seu sistema ou vários computadores de repente se tornarem disponíveis, o Twitter permite que os usuários saibam com antecedência.

29. Realize pesquisas de interesse informativo para seus clientes e divulgue informações úteis aos clientes pelo Twitter. Torne-se útil a eles.

Bem, estas são apenas algumas dicas. As bibliotecas apenas começaram a descobrir o verdadeiro potencial do Twitter.

Esperamos que, ao utilizar algumas dessas dicas, bibliotecários e bibliotecas possam encontrar formas criativas de se comunicar com seus usuários e divulgar serviços e produtos.