terça-feira, 19 de maio de 2009

Mediação de pessoas mais velhas


Mediação para as pessoas mais velhas

Entender o modo como as pessoas mais velhas (idosos e não tão idosos) se comunicam, como aprendem e se utilizam dos sistemas de informação é muito importante para proporcionar-lhes a necessária inclusão social e familiar.

Um dos principais obstáculos ao pleno desenvolvimento das pessoas mais velhas pode ser a crença de que, com a idade, a capacidade intelectual e motora de aprendizado fica comprometida. Isso nem sempre é verdade, acima de tudo para aquelas pessoas que mantêm hábitos saudáveis, exercitando seu corpo e sua mente.

A leitura e a prática de atividades variadas e novas mantém a saúde, criando novas sinapses neuronais que revitalizam o cérebro e o corpo de modo geral.

A mediação é uma opção para apoiar a família na tomada de decisões vitais, mantendo abertos os canais de comunicação entre pais e filhos, e entre os familiares.

Na mediação, as pessoas podem discutir assuntos privados em um modo cooperativo. O processo é voluntário, confidencial e habilita os participantes a chegar às suas próprias soluções.

Além de ajudar as famílias a criarem as suas próprias soluções para as divergências, um mediador qualificado pode ajudar os membros da família a desenvolver um plano de comunicação para o presente e para o futuro. O acesso à informação também é fundamental, uma vez que torna-se necessário apoiar decisões familiares que visam a qualidade de vida de todos e o enfrentamento de questões financeiras e de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário