quinta-feira, 14 de maio de 2009

Mediação do aprendizado informacional

A mediação do aprendizado em informação, que pode ser implementada e realizada pelo bibliotecário, se dá a partir de quatro elementos:

.intencionalidade (que ocorre quando o bibliotecário educador direciona a interação e o aprendizado);

.reciprocidade (quando o bibliotecário está envolvido ele mesmo num processo de aprendizado, ambos aprendem);

.significado (quando a experiência é significativa para ambos);

.transcendência (quando a experiência vai além da situação de aprendizagem, é extrapolada para a vida do aprendiz).

A verdadeira mediação educacional ocorre quando o bibliotecário convence o aprendiz de sua própria competência, incutindo-lhe auto-confiança para continuar o aprendizado, transformando-o num aprendiz autônomo e independente.

A natureza da experiência do aprendizado mediado no âmbito da biblioteca pode variar de acordo com cada situação e o grau de conecção humana.

O bibliotecário educador não apenas deve conhecer sua área de atuação, como também deve considerar a dimensão didático-pedagógica e o projeto educacional da instituição/comunidade na qual age. Ser educador significa apropriar-se dos processos de ensino-aprendizagem segundo uma perspectiva transformadora, enquanto sujeitos (bibliotecários, docentes, estudantes em constante processo dialógico, ao mesmo tempo aprendizes e mestres) e em relação aos conteúdos - conceituais, fatuais, procedimentais, atitudinais (os objetos de conhecimento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário